O processo seletivo para trabalhar na Disney

Agora que vocês já sabem que é realmente possível trabalhar na Disney, que tal falarmos um pouco da parte prática para realizar este sonho? Tudo gira em torno de um grande processo seletivo para chegar lá, mas não se preocupe! Nós do Segunda Estrela à Direita vamos te ajudar em cada passo do seu caminho até Orlando!

A Disney é uma grande empresa, portanto, espera que seus cast members sejam muito bem selecionados. Pra que isso aconteça, anualmente, desloca grande parte do seu time de recrutadores por diversos países do mundo para escolher a dedo quem trabalhará no Walt Disney World Resort, em Orlando.

Os pré-requisitos para trabalhar no lugar mais mágico do mundo

Pra começo de conversa, a Disney exige que todos os seus cast members do ICP tenham alguns pré-requisitos básicos. Caso você não tenha algum deles, é preciso correr atrás pra poder participar. Dá uma olhada:

  • Ter, pelo menos, 18 anos já no início do processo seletivo; 
  • Falar inglês em nível fluente (não é necessário apresentar nenhum certificado);
  • Estar matriculado e cursando bacharelado presencial em uma universidade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), com calendário acadêmico regular;
  • Estar cursando a partir do segundo período de sua graduação;
  • Estar disponível durante os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março para realizar e completar o período de trabalho em Orlando;
  • Ter condições financeiras para arcar com bilhete aéreo (ida e volta), seguro de saúde (exigido pela Disney), visto, passaporte, taxa inicial do programa (aprox. USD 154,50) e as duas primeiras semanas de moradia em Orlando (aprox. USD 200);
  • Disney Look*;
  • Ter em mente que poderá dividir sua moradia com pessoas de outras culturas e países diferentes do seu.

*EM BREVE: Pra saber mais sobre o que é/como funciona o Disney Look, dá uma olhada nessa matéria que preparamos pra você.

A primeira ação a ser tomada

Se você preenche todos os pré-requisitos acima, parabéns! Você está pronto para seguir rumo ao primeiro passo do processo seletivo para trabalhar na Disney: um pré-cadastro no site da STB.

Como a gente disse no outro post, a agência de intercâmbios STB auxilia a Disney na primeira fase do processo seletivo, com uma palestra e a primeira rodada de entrevistas. Mas calma, isso a gente te explica melhor mais pra frente…

O site da STB é aberto praticamente o ano todo para pré-inscrições para o próximo processo seletivo de trabalho na Disney. É fundamental se cadastrar no link para receber informações de quando começam as inscrições efetivamente para as palestras.

Então, se liga na sua primeira tarefa do processo seletivo: se pré-inscrever no site da STB para ficar ligado quando começarão as inscrições para as palestras de fato. Fique atento, as vagas são limitadas e costumam acabar em questão de minutos!

Então, assim que você receber um e-mail com as datas e locais das palestras da STB (geralmente no fim de maio/início de junho), é hora de se inscrever para participar de uma delas. A participação é obrigatória, e é por lá que a STB vai distribuir as senhas para a primeira rodada de entrevistas.

A palestra explicativa da STB

A STB proporciona palestras para que todos aqueles que tem interesse em trabalhar na Disney possam ficar 100% por dentro de como funciona o processo seletivo e o trabalho em si durante o intercâmbio.

Os representantes da agência falam um pouco das roles (funções que você pode exercer), do dia a dia de trabalho, da moradia e, é claro, tiram dúvidas dos participantes.

As palestras são realizadas em diversas capitais brasileiras, mas atenção: estes lugais são sujeitos à mudanças a cada ano que passa, então se prepare para a possibilidade de ter que viajar para alguma outra cidade, caso a sua não possua nenhum dia contemplado.

Entrevistas: 1ª etapa

Ao fim da palestra, você receberá uma senha que te fala em qual dia e horário será sua entrevista, então você deverá comparecer ao local marcado para fazer a primeira entrevista do processo (AAA). Calma, vai ficar tudo bem!

A entrevista é feita pelo próprio staff da STB, é em inglês e, na maioria das vezes, em dupla (vez ou outra pode ser feita em trio ou até mesmo individualmente).

É importante ressaltar que o espaço de tempo entre a palestra e a primeira entrevista é muito curto! Podendo acontecer no mesmo dia, caso você seja de outra cidade/estado. Porém, se esse for seu caso, recomendamos que você se programe para ficar mais de um dia como segurançaA STB dá preferência nas primeiras entrevistas pra quem vem de fora, para facilitar a viagem.

Caso você seja de uma cidade próxima, ou até mesmo do próprio município onde está sendo realizada a palestra, a entrevista deverá acontecer nos próximos dias, quase sempre em até 1 semana após a palestra.

Durante a entrevista, a STB irá:

  • Checar seu documento com foto para apresentação
  • Recolher seu currículo (que deve também ser feito em inglês);
  • Recolher o seu role check-list (uma listinha enviada por eles onde você enumera suas preferências entre as possíveis roles de se trabalhar lá);
  • Recolher o “Termos e Condições” assinado (rubricar todas as páginas);
  • Recolher uma cópia do seu passaporte;
  • Checar como você se desenvolve ao conversar em inglês;
  • Verificar se você possui o Disney Look adequado;
  • Perguntar um pouco mais sobre você, da sua história, das suas perspectivas sobre o trabalho na Disney, do porquê você quer trabalhar lá e muitas outras coisas.

Obs: você pode levar para a STB checar seu  Proof of Student Status Form (um documento que prova que você está matriculado em uma faculdade reconhecida pelo MEC, como consta nos pré-requisitos, lembra?); Este documento é enviado por e-mail após a entrevista.

A entrevista, na verdade, não passa de uma conversa tranquila e, muitas vezes, bem humorada para que os recrutadores te conheçam melhor e entendam se você está realmente pronto para ir à próxima fase do processo do ICP (Que na verdade, chama oficialmente CEP – Cultural Exchange Program). 🙂

Um outro documento que você receberá e terá que preencher durante o processo é o Proof of Student Status Form, que prova que você está matriculado em uma faculdade reconhecida pelo MEC, como consta nos pré-requisitos, lembra? Você terá de enviá-lo escaneado por e-mail para a STB até uma data pré-estipulada para que eles chequem se o preenchimento está certinho, pra dar tudo certo ao enviar pra Disney na segunda etapa do processo.

Apesar de tudo isso, a grande peneira do processo acontece durante essa entrevista, então é importante ir preparado, conhecendo um pouco mais da empresa em que você quer trabalhar e procurando informações que possam ser úteis para você, afinal trata-se de um processo seletivo bastante concorrido.

Recrutadores Disney: a 2ª etapa

Se você recebeu o resultado da primeira etapa do processo e foi aprovado: PARABÉNS! 50% do seu trabalho foi concluído com sucesso.

Agora, é a vez da Disney entrar em cena. Você receberá um acesso ao sistema da Disney para cast members em fase de processo seletivo para concluir seu cadastro, enviando seu currículo, sua letter of intention, seu proof e mais alguns documentos e informações que a Disney precisa de você para seguir para a próxima fase.

 Não se esqueça de continuar checando sua área dos selecionados no site do STB, este é o canal de comunicação oficial com os candidatos e sempre serão disponibilizado informações importantes e solicitações de envio. Atente-se também aos prazos.

O próximo passo é receber por e-mail e no sistema informado acima, algumas opções de data/horário em que você se encontrará com os recrutadores da Disney aqui no Brasil. Você é responsável por escolher um deles e agendar sua entrevista.

Dependendo do ano, existe ou não uma segunda palestra explicativa, ministrada diretamente pelos recrutadores, caso a segunda palestra não aconteça, os participantes vão direto para a segunda entrevista. Mas pera, como assim  a segunda palestra não vem acontecendo? :O

O processo está sempre em constante mudança, então a Disney está sempre buscando por adaptações para melhorá-lo. O que acontece é que o conteúdo exposto na segunda palestra er muito parecido com o abordado na primeira, logo, ela tem sido cortada nos últimos anos.

A segunda entrevista é individual, em inglês e com horário e local também estipulados diretamente pela Disney. Você deverá comparecer conforme o combinado, para que os recrutadores te avaliem e te conheçam melhor 🙂 Ok, chegou a grande hora. Como eu me preparo para esse momento?

Relaxa! Assim como na primeira fase, a segunda entrevista tende a ser bastante tranquila, mas a gente te dá uma mãozinha mesmo assim pra você tirá-la de letra. Dá uma olhada no vídeo abaixo do nosso canal:

Depois que a segunda entrevista acontecer, o que resta é acreditar que você deu o seu melhor e torcer para que o resultado seja positivo! Mas lembre-se: mesmo se não for, você pode sempre tentar mais uma vez! Trata-se de um intercâmbio MUITO concorrido e por isso você não deve desistir nunca! Fique por dentro de mais informações, leia mais textos sobre o programa (inclusive aqui no nosso blog temos muitas dicas legais!) e tente novamente, você vai arrasar com certeza. 😉

Ficou mais fácil agora entender como funciona o processo seletivo para trabalhar no lugar mais mágico do mundo? Se você ficou com mais alguma dúvida, conta pra gente! Pode ser aqui nos comentários, por Facebook e pela nossa conta do Instagram dedicada à cast members 🙂

Um beijo e até a próxima!

Ps.: Passou na segunda entrevista e quer saber o que acontece após o SIM?! Então, clica aqui!’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *